Notícias

Caminhada marca encerramento da campanha Setembro Amarelo em Itaporanga

Encerrando as atividades vivenciadas durante o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio iniciada em 2015, a Prefeitura de Itaporanga promoveu nesta segunda feira (30), nas ruas, uma caminhada para celebrar a vida. Com o tema “Falar é a melhor solução”, o evento contou convidou a população para participar de atividades informativas sobre o tema e se divertir enquanto segui o percurso da caminhada.

O evento contou com a presença de profissionais distribuindo cartilhas informativas, esclarecendo dúvidas sobre o assunto, desmistificando algumas informações, explicando a população como identificar pessoas com sintomas de depressão e ajudá-las. Também houve uma exposição de cartazes produzidos pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.

“É importante quebrarmos o tabu sobre o assunto, pois infelizmente o suicídio é mais comum do que imaginamos e não podemos nos calar diante disso. O Setembro Amarelo é uma campanha extremamente significativa para esclarecermos a população o quanto é indispensável o compromisso de todos”, explicou a coordenadora de Saúde Mental do município.

SETEMBRO AMARELO – É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio idealizada pelo Centro de Valorização a Vida (CVV). Iniciada em 2o15, tem objetivo de discutir o tema que é considerado um tabu, através de palestras, caminhadas, distribuição de informativos, entre outras ações. Segundo o CVV,  ocorrem 32 suicídios diariamente no país, uma média de 1 morte a cada 45 minutos, por isso a importância de abordar o assunto.

img_4848-2560x1706« Voltar