Notícias


Caravana do coração chega a Itaporanga com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de saúde

 

A caravana do coração iniciou seus atendimentos para 2018 nesta segunda-feira, (02/07), na cidade de Monteiro no Cariri paraibano e percorrerá 13 cidades do interior da Paraíba, até o próximo dia 14 de julho. O município de Itaporanga foi mais uma vez contemplado e está recebendo estes benefícios hoje, quarta-feira (04), nas instalações da Escola Estadual Professor Francelino de Alencar Neves desde às 8:00h da manhã.

A Caravana do Coração é um projeto desenvolvido pela ONG pernambucana Círculo do Coração e na Paraíba recebe o apoio da Secretaria de Estado da Saúde. Em Itaporanga, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, está dando todo o apoio necessário, inclusive logístico para os atendimentos na região do Vale do Piancó.

Na sua VI edição, a iniciativa que já soma mais de 6.031 pacientes atendidos. Em 13 dias, 120 profissionais atenderão gratuitamente a 100 crianças e 80 gestantes por dia, além de todos os casos diagnosticados de microcefalia, com foco ainda a saúde materna e a cardiologia preventiva, como hipertensão arterial no adulto. Assim como fez em 2017, a iniciativa terá como foco extra a saúde materna, iniciando o tratamento de gestantes de risco e acrescentando ainda a cardiologia preventiva, como os fatores de risco para hipertensão arterial no adulto, numa pesquisa que resgata crianças nascidas dentro do escopo do projeto.

A Caravana existe desde 2011 e, até agora, já foram atendidos 6.741 pacientes, sendo três mil crianças identificadas com cardiopatias e 330 profissionais envolvidos. Além dos atendimentos, a Caravana promove várias capacitações para os profissionais de saúde locais. Até o momento, foram 2.418 qualificações.

As capacitações serão destinadas para as equipes de atenção básica, hospitalares e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, gestores municipais, Gerentes Regionais de Saúde, gestores dos hospitais e professores das Redes de Ensino estadual e municipal.

Entre os cursos, estão: “Apresentação RCP, discussão do protocolo de pré-natal”; “Pré-natal de alto risco (hemorragia, prevenção de eclampsia e pré-eclâmpsia - sulfatação, infecção, etc)”; “Capacitação em Neonatologia (surfactante, estabilização do neonato de risco, CPAP artesanal, etc)”; “transporte da gestante e neonato de risco (SAMU)”; “Primeiros socorros e identificação de cardiopatas no ambiente escolar”.

Para o prefeito Divaldo Dantas, é uma satisfação imensa receber novamente no município a Caravana do coração, que vem beneficiar não apenas Itaporanga, mas todas as cidades que compõem a região do Vale do Piancó. “Poder contar com uma equipe de profissionais, multidisciplinar, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, em parceria com Governo do Estado, Secretaria de Saúde Estadual, Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde é muito gratificante, pois temos a certeza que os nossos munícipes estão sendo bem cuidados através de uma equipe bem capacitada. Além de atender a população, os profissionais de diversas áreas do nosso município estão sendo capacitados por meio de cursos disponibilizados pela equipe que compõe a Caravana do coração, para melhor atender nossa população.”, pontuou o Divaldo.

 

« Voltar