Itaporanga-PB sediou a abertura do “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza

O município de Itaporanga-PB sediou no último sábado (12), a abertura oficial do Dia D da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). A ação contou com todo o apoio da Prefeitura Municipal de Itaporanga-PB e da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização.

O evento aconteceu na Av. Getúlio Vargas, no centro da cidade, com serviços odontológicos; verificação de pressão e de glicemia; teste rápido de sífilis, HIV e hepatites; apresentações culturais, com as presenças de palhaço e do personagem Zé Gotinha e vacinação para os grupos prioritários.

Fazem parte dos grupos prioritários pessoas com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e privadas. A campanha começou no dia 23 de abril e se estenderá até o próximo dia 1º de junho.

O município de Itaporanga tem uma população de 5.269 público-alvo para a campanha da influenza. “O que motivou a escolha de Itaporanga para realizar a abertura do Dia D é que o município vem atingindo a cobertura vacinal ao longo dos anos, tendo assim o reconhecimento pela Secretaria de Estado da Saúde”, explicou a secretária executiva de Saúde, Maura Sobreira. Em 2016, a cobertura vacinal no município foi de 100% e em 2017, foi de 101,84%.