Prefeitura promove caminhada em destaque à campanha setembro Amarelo

A Prefeitura de Itaporanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma caminhada pela importante passagem do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10.

A campanha do Setembro Amarelo, que chama a atenção da sociedade para este importante tema, teve como ações palestras e uma caminhada que aconteceu durante esta segunda-feira, 11 de setembro, partindo da sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e passando pela principal avenida da cidade, onde vários profissionais da área da saúde do município de Itaporanga e do Conselho Tutelar participaram, fazendo uso de faixas, balões e também camisetas amarelas, cor símbolo e do alerta da campanha “Setembro Amarelo”, pela valorização da vida.

21730943_2028357690743248_2999704032982189094_n

O Ministério da Saúde trata o suicídio como um problema de saúde pública. Em 2014, 2.898 jovens entre 15 e 29 anos se suicidaram no Brasil. A taxa é 5,6 por 100 mil habitantes. O aumento percentual foi de 60% em comparação ao ano de 1980, segundo o Mapa da Violência.

Cerca de 15% a 25% das pessoas que não conseguiram se suicidar na primeira ocasião podem tentar novamente, é o que alerta os profissionais de saúde mental.

Depressão, desespero, bullying, baixa autoestima, tristeza, dor emocional, angústia, solidão, falta de vontade de viver e transtornos mentais são alguns dos sinais que podem levar um indivíduo a cometer suicídio.