Notícias


Secretaria de Saúde de Itaporanga realiza mais de 114 mil atendimentos, encaminhamentos e consultas no 1º semestre de 2018

A Secretaria da Saúde de Itaporanga (PB) divulgou um balanço dos atendimentos prestados à população, de janeiro a junho deste ano. Segundo os dados divulgados, foram mais de 114 mil atendimento na saúde. Somente nas Unidades Básicas de Saúde foram registradas mais de 12.389 consultas médicas. 6.179 atendimentos pela equipe de enfermagem, e 5.129 atendimentos odontológicos.

No programa (NASF) Núcleo de Apoio a Saúde da Família, foram realizados 487 atendimentos. O NASF que tem uma equipe formada por farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e assistente social, foram realizados 257 encaminhamentos e 230 visitas.

Já no programa “Melhor em Casa”, foram os números apontam 3.006 atendimentos domiciliares. O “Melhor em Casa” é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.

Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa. O programa conta com uma equipe formada por médico, enfermeiro, assistente social e nutricionista.

Entre outros serviços prestados pela Secretaria de Saúde, podemos citar a Vigilância em Saúde, que prestou 247 atendimentos entre cadastros e inspeções sanitárias no primeiro semestre de 2018. Na Vigilância Epidemiológica foram realizadas 91 notificações em geral. Ainda na Vigilância Ambiental, os números chegam a 50.439 visitas a imóveis, visando o combate a dengue, e 1.087 visitas a imóveis no combate a doença de chagas. Além disso, a Secretaria divulgou que também foi feito um balança contra a Leishamiose, com a realização de 3 campanhas de conscientização, contando com o apoio da farmácia veterinária do município, que realizou quase 250 testes em animais, em toda a cidade e na zona rural.

Entre os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, ainda tem os atendimentos através do SAMU, que conta com unidades de suporte básico e unidades de suporte avançado.

Ainda na Secretaria de Saúde, foram emitidos 110 novos cartões do Sistema Único de Saúde e 1.396 segundas via do cartão.

Mais de 1.884 atendimentos em clinicas particulares conveniadas com o município, que realizou serviços, consultas, exames e algumas cirurgias.

 

Serviços de Ultrassonografia foram 746, Mamografias 28, Endoscopia 38, exames laboratoriais especializados 90, e 480 Ultrassonografias para outros municípios, totalizando 1.382.

Viagem de pacientes para Campina Grande foram 466, pacientes que fazem tratamento fora do domicilio foram 105. Consultas e exames na cidade de Patos foram 34. Já em Campina 324, e mais 1.236 em João Pessoa.

Um dado importante que a Secretaria divulgou foi o da Farmácia Básica. Mais de 11.965 usuários atendidos. 7.658 imunizações, 2.646 atendimentos Pelo Centro de Especialidades Odontológicas entre os serviços de Endodontia que somaram 284, além de Periodontia 534, Cirurgias 257, RAIOS-X 723, Atendimento de Prótese 362, e mais 156 Próteses confeccionadas.

A divulgação finalizou com os dados do Centro de Atenção Psicossocial, com ações e atendimentos, totalizando 3.139. Serviços como atendimentos médicos, 405 e atendimentos multe profissional 1.405.

Essa é a primeira vez que o município de Itaporanga nos últimos anos, através da Secretaria de Saúde, divulga os dados dos serviços prestados.

« Voltar