O dia 18 de Maio -“Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para conscientizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Este ano, no entanto, levando em consideração o contexto de pandemia em face do coronavírus (COVID-19), a Prefeitura Municipal de Itaporanga, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, reformulou suas ações para atividades exclusivamente virtuais, considerando não incentivar atividades que resultem em aglomerações.

Ao longo da semana serão divulgados por meio de nossas redes sociais vários conteúdos alusivos à temática, tais como, vídeos educativos, sugestões de filmes, cartilhas, folderes, entre outros. Como também, a divulgação da Campanha em carro de som, nas ruas da cidade. E, ainda, uma participação especial da equipe CREAS na rádio Boa Nova FM, no dia 22 de maio.

Contamos com você para a proteção integral de nossas crianças e adolescentes de Itaporanga-PB.

Sigam-nos em nossas redes sociais e acompanhe tudo que está sendo desenvolvido lá.

Facebook: https://www.facebook.com/creasdeitaporanga/

Instagram: https://www.instagram.com/creas.itaporangapb/?hl=pt-br