Notícias

Mobilização alerta população sobre Não-Violência Contra a Mulher

A Secretaria de Assistência Social de Itaporanga realizou nesta segunda-feira (25) uma mobilização em conscientização da Não-Violência Contra a Mulher.

A ação aconteceu na Avenida Getúlio Vargas, no Centro, com a participação de servidores públicos, estudantes e apoio da população. 

Marco histórico

O dia 25 de novembro é considerado Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. A data marca o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, em homenagem às irmãs Mirabal. Las Mariposas, como eram conhecidas, as irmãs Mirabal – Patria, Minerva e Maria Teresa –brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo em 25 de novembro de 1960 na República Dominicana. 

Como denunciar? 

Um dos canais de atendimento para registro de denúncias de violência contra a mulher é o Disque180. A central funciona 24 horas e a ligação é gratuita. O serviço funciona através da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos (MDH). Em casos mais urgentes, a Polícia Militar também pode ser acionada através do número 190.

 « Voltar