Notícias


Prefeitura de Itaporanga-PB realiza circuito de quadrilhas durante todo mês de junho

 

Mantendo assim a tradição das quadrilhas juninas, a Prefeitura Municipal de Itaporanga por meio da Secretaria de Cultura, Juventude, Desportos e Lazer realizou durante todo o mês de junho, circuito de quadrilhas em todos os bairros no município.

As quadrilhas inscritas no circuito, também puderam concorrer ao concurso de melhor quadrilha da cidade, que teve como ganhadora a quadrilha “Arraiá Chamego bom”, segundo “Arraiá Paixão sertaneja”, terceiro “Arraiá da amizade”, quarto “Arraiá da rua do meio” e quinto lugar “Arraiá escorrega mais não caia”. Os quesitos julgados em cada quadrilha foram: Coreografia, figurino, criatividade, originalidade, ornamentação e animação.

Além de incentivo à cultura, a Prefeitura ofereceu iluminação, som fixo, trio de forró pé de serra com os filhos da terra, como por exemplo: Marcos Melo, Estilo Farra, Denise Ribeiro, Eduardo Melo, Forró do Estilho, Petrônio Silva, Fransuar Melo, Farra VIP, Linguagem Moderna e Forró Genial, além da ornamentação.

A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. Ela é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. A dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil.

De acordo com historiados e pesquisadores da cultura popular, a quadrilha surgiu na França do século XVIII. Principalmente em Paris ocorriam danças coletivas, formadas geralmente por quatro casais, que tinham o nome de “quadrille”. Estas danças ocorriam em grandes salões palacianos e contavam com a participação exclusivamente de membros da aristocracia francesa.
 

A quadrilha chegou ao Brasil no final da década de 1820 e, assim como em seu país de origem, foi muito comum entre as classes sociais mais ricas da sociedade brasileira da época (principalmente entre os integrantes da corte brasileira residente no Rio de Janeiro). Foi somente no final do século XIX que a quadrilha se popularizou e tornou-se comum entre as camadas populares da sociedade. Porém, ao tornar-se popular, agregou diversos elementos culturais populares, principalmente os relacionados às tradições e modo de vida no campo. Ganhou também, neste momento, um caráter mais divertido, com pitadas de momentos descontraídos e engraçados.

A partir do início do século XX, as quadrilhas se espalharam por várias regiões do Brasil, sendo até hoje muito populares tanto nas cidades do interior quanto nas grandes capitais. Porém, em cada região ela assumiu aspectos específicos da cultura popular típica da cidade ou estado. A beleza desta dança está justamente nestes aspectos populares e culturais múltiplos e diversos, que enchem a dança de cores, músicas e ricos elementos culturais.

« Voltar