Notícias


Secretaria de Educação realiza formação para professores da rede municipal

A Prefeitura Municipal de Itaporanga-PB, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta segunda-feira (09), formação para os professores da educação infantil, Fundamental I e Fundamental II da rede municipal de ensino.

Na ocasião foi abordado o tema: “Formação: Conhecimento para uma aprendizagem significativa”. Para os professores da educação infantil foi abordado a temática: “Desenvolvimento Infantil de 0 a 5 anos: Referenciais e atividades pedagógicas”, como os tópicos: Música e movimento em grupo; Produção de história a partir de imagens; Leitura deleite: Isto não é brinquedo; Intensificando o trabalho com as competências e habilidades a serem desenvolvidas na educação infantil; Sugestão de atividades lúdicas e alternativas para o trabalho pedagógico com a linguagem escrita na educação infantil.

A temática desenvolvida para os professores do fundamental I foi: “A importância da mediação no processo ensino aprendizagem”, com os seguintes temas:  Análise do perfil da turma: 1º ao 5º ano; Ciclo da infância: Estudo dos direitos e aprendizagem em linguagem e matemática; Análise da vivência 3º bimestre e Planejamento; Turmas do 4º e 5º ano: Estudo e análise de questões com os descritores da Proba Brasil em português e matemática e oficinas para construção da vivência didática semana.

Para os professores do fundamental II, a temática abordada foi: “A interdisciplinaridade na sala de aula: Desafios nos anos finais do Ensino Fundamental”, com os assuntos: Debate sobre a temática; Vídeo sobre a interdisciplinaridade no contexto escolar; Orientações de como fazer uma vivência didática; Vídeo motivacional: “As diferenças” e Oficinas para construção da vivência didática semanal.

Os professores também participaram da palestra motivacional: “Vamos falar sobre felicidade?” com a Psicóloga, Rita de Cássia F. de Sousa e a Psicopedagoga, Maria Ivanara Machado de Oliveira.

A Secretária de Educação do município, Josilene Gonçalves de Brito, reafirmou o compromisso do prefeito Divaldo Dantas com a Educação, investindo de forma contínua na formação continuada dos profissionais da educação.

« Voltar