Carregando...

Notícias

Prefeitura realiza ação para controle da Leishmaniose Visceral em comunidade rural

Por ascom   Segunda-Feira, 23 de Abril de 2018

 

A Prefeitura Municipal de Itaporanga através da Secretaria de Saúde por meio do Setor de Vigilância em saúde com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente, realizou na manhã de ontem, domingo, 22, mais uma Ação de Combate à Leishmaniose Visceral - calazar. Dessa vez, a equipe atuou na Comunidade do Sítio Pau Brasil, em ação integrada para oferecer serviços de saúde animal. A ocasião foi marcada por realização de exames para leishmaniose, além de aplicação de medicações nos animais.

A Secretária de saúde, Rosália Farias Paiva de Lucena, avaliou a ação desenvolvida, “Estamos satisfeitos com as ações que foram planejadas e executadas na nessa comunidade. Agradecemos a toda comunidade do Pau Brasil, que nos recebeu de braços abertos, dispostos a fazer a sua parte no combate a leishmaniose. Pontuou a Rosália.

A Leishmaniose é uma doença que pode acometer cães e humanos, é causada por diferentes espécies do protozoário denominado Leishmania, a partir da picada do mosquito palha (Flebotomíneos). A doença se apresenta em dois tipos, sendo a Leishmaniose Tegumentar Americana, caracterizada pelas lesões cutâneas, que ocorrem geralmente em áreas do corpo expostas à picada do mosquito. E a Leishmaniose Visceral, que é a forma considerada mais grave, por causar aumento de órgãos como baço e fígado e, se não tratada no início, pode evoluir ocasionando, por exemplo, emagrecimento e alterações no sangue como anemia, queda dos glóbulos brancos e plaquetas. Com esse quadro, o paciente torna-se suscetível a outras infeções, podendo levar a pessoa infectada a morte.

 

« Voltar