Notícias
Secretaria de Educação realiza seminário do PNAIC
Por ASCOM Sábado, 17 de Dezembro de 2016

A Prefeitura Municipal de Itaporanga, através do Sittrans, realizou no início da noite de ontem sexta-feira (17), no Passo Municipal, solenidade da municipalização do trânsito da cidade.
Estiveram prestigiando o evento o Prefeito Audiberg Alves, representando o Conselho Estadual de trânsito - João Furtado, Superintendente de trânsito do município - José Osfânio Silva, Superintendente do Detran da Paraíba - Agamenon Vieira da Silva, Secretário de Planejamento e Gestão - Jucivan de Araújo, Diretor da 10º Ciretran - José Everaldo Figueiredo, o secretário geral da Câmara municipal de vereadores - Damião Ferreira, a primeira-dama e secretária de Assistência Social do município - Naura Ney Ferreira, o Secretário de Administração - Thalmo Barros, a Chefe de Gabinete - Maria Aparecida Alves, o Secretário de Agricultura - Danilo Diniz e o Ouvidor municipal - Joserlândio Tolentino.
A municipalização do trânsito aconteceu em 1997, o processo de municipalização vem acontecendo de forma gradativa, no Brasil cerca de 25% dos municípios são integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, na paraíba, 25 municípios estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, dos quais, apenas 11 tem o certificado de conformidade.
O representante do Conselho Estadual de trânsito, João Furtado, parabenizou ao Prefeito Audiberg Alves por não ter medido esforços para que o trânsito da cidade fosse municipalizado, “Quero parabenizar e agradecer a coragem do Prefeito Audiberg Alves em municipalizar o trânsito do município, pois vários municípios que tem uma população superior a de Itaporanga não tem mostrado interesse algum para municipalizar o trânsito. O prefeito Audiberg foi um homem corajoso e fez o certo, se preocupou em preservar vidas”, finalizou João Furtado.
Com a municipalização do trânsito, compete agora aos órgãos executivos municipais de trânsito exercer os preenchidos requisitos para integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito, ele assume a responsabilidade pelo planejamento, projeto, operação e fiscalização, tanto no perímetro urbano quanto nas estradas municipais. A Prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação para o trânsito.